top of page

Automonitoramento: Ativação Comportamental

Atualizado: 2 de mai. de 2023




O automonitoramento é uma técnica de ativação comportamental muito usada com pacientes deprimidos. Além deste uso, ajuda os pacientes a se engajarem em atividades pré-planejadas junto com o terapeuta de acordo com as metas do pacientes. Pode ser aplicado para diferentes idades, e com diferentes objetivos. Tem como foco monitorar e mudar comportamentos, mas também pode ser utilizado para monitoramento de emoções e pensamentos, com algumas mudanças. Ou seja, é um monitoramento pessoal de atividades/ações-alvos.


Para usar esta estratégia de mudança primeiro estabeleça com o paciente qual será o alvo para identificarem a linha de base, ou seja, o que ele faz sem intervenção, foque em frequencia . Por exemplo, fazer atividade física, estudar, conversar com um amigo.


Considerando as metas da terapia, e o levantamento da linha de base, escolha um alvo (Exemplo: estudar para vestibular), e quebre em pequenas ações (separar as matérias, ter um planejamento de estudo, duração, fazer resumo, ver videoaula), as quais serão monitoradas ao longo da semana. Faça uma estimativa crescente de execução, como primeira semana estudar 30 minutos todos os dias, até a quarta semana conseguir estudar 1h30 todos os dias.


Para baixar um modelo clique no link abaixo:

https://www.dropbox.com/s/38ph7fp1m71qomk/Automonitoramento.pptx?dl=0

69 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page