top of page

Barreiras no atendimento Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental para Adolescentes


Conheça nossa Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental para Adolescentes.


Hoje eu separei para vocês um conteúdo que ministrei na Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental para Adolescentes na Pós ArtMed onde trabalho como coordenadora do curso. Para saber mais sobre o curso basta clicar abaixo:



Estima-se que a cada 10 pacientes adultos, 1 irá abandonar o atendimento. Enquanto esse número para pacientes adolescentes é de 2 a cada 10 pacientes, segundo estudos de Haan et al, 2013; Kazdin & Wassel, 2000.


Os estudos na área apontam 4 barreiras típicas encontradas:


▪️ Estressores – Variáveis pré-existentes ao tratamento psicológico, como status socioeconômico, número de filhos, pais sozinhos, local de moradia, doença na família.


▪️ Demanda do Tratamento – variáveis associadas ao contrato e modelo do tratamento, como duração do tratamento, frequência e custo.


▪️ Relevância do Tratamento – Variáveis associadas à compreensão dos benefícios do tratamento, como expectativa de que as dificuldades não caracterizam um problema de saúde mental, e/ou que o problema será resolvido mesmo sem a terapia tanto por parte dos pais como por parte da criança e adolescente.


▪️ Relação com terapeuta – variáveis associadas ao vínculo terapeuta-paciente e terapeuta-pais.


Ao reconhecer tais barreiras o profissional pode preveni-las e manejá-las junto com o paciente e seus pais!


Para saber mais sobre o assunto, é só clicar no vídeo e não esquecer de dar o like e comentar para saber que você esteve por aqui:



Caso queira saber mais sobre o assunto indico o artigo:

Nanninga, M., Jansen, D.E., Kazdin, A.E., Knorth, E.J., & Reijneveld, S. A. (2016). Psychometric properties of the Barriers to Treatment Participation Scale-Expectancies. Psychology Assess, 28(8):898-907.


Se você ainda não me segue nas redes sociais, basta clicar no meu instagram ou acompanhar o meu canal do YouTube que sempre posto conteúdos para contribuir com a nossa comunidade.


Acesse meu instagram: @fabianagauy

Me acompanhe no YouTube: YouTube/FabianaGauy

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page