Como a TCC é considerada tratamento padrão ouro para diferentes quadros psiquiátricos, é comum recebermos pacientes em uso de medicação.
Por isso produzi um vídeo que conta mais detalhes a importância de você conhecer este assunto e como pode registrar essas informações do paciente, para acompanhar o vídeo do meu instagram é só acessar no link: @fgauy/usodemedicamentos
Vamos ao tema.
Você acha que porque é psicólogo não precisa entender desse assunto?
Bom, se você acha isso mesmo, sou portadora de más notícias.
De fato não precisamos ter o conhecimento de um médico que prescreve tais medicações, mas precisamos fazer o levantamento das medicações que o paciente fez e faz uso, efeitos colaterais, por que mudou de medicação, quem foi o profissional que prescreveu.
Isso te dará várias informações sobre a resposta do paciente, a disciplina dele, quem são os profissionais que o acompanham, histórico do caso... Tais dados irão te auxiliar na conceitualização do caso, para avaliar o melhor programa de tratamento a ser oferecido. Também irão te ajudar a avaliar de forma ampla o que mantém as queixas do paciente.
E você sabia que inclusive algumas queixas que seu paciente traz podem ter origem nos efeitos colaterais da medicação? Como, por exemplo, queixa de problemas sexuais (falta de apetite sexual/retardo na ejaculação ou perda da qualidade da ereção), dor de cabeça, dificuldades para dormir, aumento de peso e fissuras por doces…
Ter tal conhecimento pode ajudá-lo (a) orientar o paciente sobre isso, e sobre como manejar tais dificuldades, com a ajuda do profissional médico, que o acompanha. Por isso, entender sobre medicação é uma competência básica esperada dos profissionais de saúde mental, assim como entender sobre psicopatologia.
Aqui embaixo eu separei um modelo de documento onde eu faço o registro desse histórico e deixei disponibilizado pra vocês, é só clicar e baixar:
Me conte o que achou desse conteúdo e o que você faz de diferente nos seus atendimentos!
Comments