Quando trabalhamos com terapia cognitivo-comportamento temos com um dos grandes pilares de mudança a reestruturação cognitiva de pensamentos automáticos e crenças. Tal estratégia pode ser trabalhada de diferentes formas, além da intervenção verbal. Aqui trago uma atividade, que pode ser usada para diferentes idades, com o objetivo de consolidar a mudança do paciente.
Tal atividade consiste na construção junto com o paciente de uma caderno para registro de pensamentos distorcidos "quente", ou seja que mais ativa a emoção, associado a um pensamento alternativo discutido em sessão.
Para esta atividade você irá precisar:
01 folha de scrapbook ou de gramatura maior (140g a 180g) que você pode imprimir usando alguma imagem
05 folhas de papel sulfite de 90g
01 tesoura
05 folhas de papel fotográfico adesivo
Caso prefira grampear as folhas: Grampeador e uma borracha macia. Caso prefira furar as folhas:
Furador e fita ou cordão
01 molde da capa
01 molde do miolo
01 canetinha ponta fina
Impressora colorida
Para acessar os documentos, é só clicar abaixo e fazer o download:
Corte o papel da capa usando o molde, assim como o miolo. Imprima em papel adesivo o molde das tags de pensamento e depois recorte cada tag para colar no miolo. Depois de tudo cortado é só furar as folhas e a capa ou grampear tudo, e dobrar. Cole cada Tag vermelha (pensamento distorcido) e verde (pensamento reestruturado) em uma folha (lado a lado), conforme eu mostro no video:
Este material também pode ser usado para outros fins, e de forma separada. Caso queira pode usar o caderno para o paciente desenhar ou registrar/monitorar suas atividades, e as tags em outra situação.
Espero que gostem! E me contem como usaram a atividade!!
Se você quiser acompanhar mais sobre os meus conteúdos, me siga nas redes sociais:
Acesse meu instagram: @fabianagauy
Me acompanhe no YouTube: YouTube/FabianaGauy
コメント