top of page

Desenvolvi esta plataforma de cursos para profissionais da educação e da saúde, supervisores e terapeutas cognitivo-comportamentais.

 

Meu objetivo é ajudar a melhorarem seus processos, se atualizarem em temas de saúde mental, intervenções clínicas e treino de competências, e ampliarem estratégias aplicáveis ao contexto remoto e presencial.

BG_01-14.png

Conheça
Fabiana Gauy

Há mais de 30 anos atuando na saúde mental infanto-juvenil e de adultos,Fabiana Gauy (CRP01/15333)  é psicóloga, Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (UnB).

 

Formada em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Programa Extramuros do Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (EUA). Membro fundador da Associação de Ensino e Supervisão Baseadas em Evidência (AESBE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa TRIMTABPSI. Sua atuação é focada em práticas baseadas em evidências em ensino, atendimento clínico de crianças, adolescentes, pais e adultos, pesquisa, e supervisão clínica, nos contextos presencial e remoto. Acredita que a Terapia Cognitiva-Comportamental pode ser dinâmica e interativa, sempre compreendendo todo o contexto do paciente e oferecendo caminhos em busca de mais qualidade de vida e saúde mental.

Fabiana_06.jpg

Publicações

Dissertação

Gauy, F. V.  (2003). Avaliação da criança no ambulatório de saúde mental: Comparação entre um procedimento grupal e um individual. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília-DF.

2

Tese - Link

Gauy, F.V. (2011). Treino de terapeutas no atendimento de crianças ansiosas. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP

3

Capítulos de livro

Neufeld, C. B. Rebessi, I.P. , Amorim, C., Pastick, M., Szupsynski, K. P. D. R. & Gauy, F.
(2022). Intervenções on-line com crianças. In C. B. Neufeld & K. P. D. R. Szupsynski,
Intervenções on-line e terapias cognitivo-comportamentais (pp.86-105). Porto
Alegre: Artmed


Gauy, F. V. (2022). Terapia cognitivo-comportamental com crianças: transpondo as
barreiras para o atendimento on-line e presencial. In Federação Brasileira de
Terapias Cognitivas, C.B. Neufeld, E. M. O. Falcone, & B. P. Rangé (Orgs.),
PROCOGNITIVA Programa de Atualização em Terapia Cognitivo-Comportamental:

ciclo 9 (pp. 73-116). Porto Alegre: ARTMED Panamericana.

Barletta, J. B, Velásquez, M. L., Gauy, F. V, & Neufeld, C. B. (2022). Supervisão baseada em casos versus em competência: O equilíbrio entre o ideal e o real. 
In C. B. Neufeld & J. B. Barletta, Ensino, formação e supervisão em psicologia: Uma perspectiva baseada em evidência. Porto Alegre: Artmed


Barletta, J. B, Gauy, F. V, & Neufeld, C. B. (2022). Supervisão em pesquisa: o que há de relevante?. In C. B. Neufeld & J. B. Barletta, Ensino, formação e supervisão em psicologia: Uma perspectiva baseada em evidência. Porto Alegre: Artmed

Gauy, F., Penido, M. A. , Nicoletti, E., & Mendes, J. (2022). A formação do terapeuta cognitivo-comportamental em nível lato sensu. In C. B. Neufeld & J. B. Barletta, Ensino, formação e supervisão em psicologia: Uma perspectiva baseada em evidência. Porto Alegre: Artmed

Gauy, F., Kaji-Makenfelt, A., Barletta, J. B, & Vilela, J. (2022). Escape Room: experiência de treinamento de terapeutas com uso do jogo. In C. B. Neufeld & J. B. Barletta, Ensino, formação e supervisão em psicologia: Uma perspectiva baseada em evidência. Porto Alegre: Artmed

Gauy, F. V. & Costa Júnior, A. (2005). A natureza do desenvolvimento humano: contribuições das teorias biológicas. Em M. A. Dessen & A. Costa Júnior (Orgs.), A ciência do desenvolvimento humano (pp. 53-70). Porto Alegre: Artmed.
 
Rieiro, M. R. S., Murta, S. G. & Gauy, F. V. (2008). Treinamento de habilidades de vida para adolescentes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil: a experiência do CAPSi. Em S.G. Murta (Org.), Grupos Psicoativos: Aplicação em múltiplos contextos (pp. 65-82). Goiânia: Porã.
 
Vandenberghe, L. & Gauy, F. (2011). Terapias Cognitivas e Comportamentais. Em L. A., Becker (Org.) Psicologia para concursos e graduação. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier.
 
Gauy, F.V. & Silvares, E.F.M. (2015). Intervenção manualizada para atendimento de crianças ansiosas. Em S. G. Murta, C. Leandro-França & L. Polejack, Prevenção e Promoção em Sáude Mental (pp. 622-638). Novo Hamburgo: Sinopsys.
 
Silvares, E.F.M., Gauy, F.V. & Peixoto, A.C.A. (2016). Supervisão: questões conceituais, metodológicas e práticas. E.F.M., Silvares, M.M.S.Melo & S.S.Lorh (Orgs.), Supervisão e Formação em Psicologia (pp. 13-22). Curitiba: Juruá.
 
Peixoto, A.C.A., Gauy, F.V. & Sapienza, G. (2016). Supervisão no atendimento a crianças e adolescentes. E.F.M., Silvares, M.M.S.Melo & S.S.Lorh (Orgs.), Supervisão e Formação em Psicologia (pp. 65-88). Curitiba: Juruá.
 
Rocha, M.M., Gauy, F.V. & Pereira, R.F. (2016). E.F.M., Prática baseada em evidência na formação. Silvares, M.M.S.Melo & S.S.Lorh (Orgs.), Supervisão e Formação em Psicologia (pp. 151-176). Curitiba: Juruá.
 
Gauy, F. V. , Blanco-Vieira, T., Rocha, M.M. (2018). Diagnostic classification systems. Em J. Matson (Org.), Handbook of childhood psychopathology and developmental disabilities assessment (pp.13-33). https://www.springer.com/us/book/9783319935416
 
Gauy, F. V. (2021). Conhecendo e intervindo no pensamento: Reestruturação cognitiva e Esquemas. Em M. R. C. Lins e C. B. Neufeld (Orgs.), Técnicas em terapia cognitivo-comportamental para intervenções individuais e grupais para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Sinopsys.
 
Barletta, J. B., Gauy, F. V., Pavan-Cândido, C. C., & Neufeld, C.B. (2021). Técnicas para lidar com comportamentos opositivos e desafiantes. Em M. R. C. Lins e C. B. Neufeld (Orgs.), Técnicas em terapia cognitivo-comportamental para intervenções individuais e grupais para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Sinopsys.

Barletta, J. B., Gauy, F. V., Velasquez, M.L. & Neufeld, C. B. (2021). Estratégias pedagógicas para fomentar o desenvolvimento de competências do terapeuta cognitivo-comportamental. PROCOGNITIVA ciclo 8, volume 2 - Secad

4

Artigos

Gauy, F. V. & Guimarães, S. S. (2006). Triagem em saúde mental infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(1), 5-16.
 
Gauy, F.V. & Fernandes, L.F.B.(2008). Um panorama do cenário brasileiro sobre atendimento psicológico em clínicas-escola. Paidéia (Ribeirão Preto), 18(40), 401-404.
 
Gauy, F.V. & Rocha, M.M. (2014). Manifestação clínica, modelos de classificação e fatores de risco/proteção para psicopatologias na infância e adolescência. Temas em Psicologia, 22(4), 783-793. 
 
Gauy, F.V., Fernandes, L. F.B., Silvares, E.F.M., Marinho-Casanova, M.L.& Löhr, S.S. (2015). Perfil dos Supervisores de Psicologia em Serviços-Escola Brasileiros. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(2), 543-556.
 
Gauy, F. V. (2016). Crianças e adolescentes com problemas emocionais e comportamentais têm necessidade de políticas de inclusão escolar? Educar em Revista, 59, 79-98.

5

Recursos Clinicos

Barletta, J. B, Santana, E. P. & Gauy, F. V. (2022). Baralho para treinamento de terapeuta cognitivo-comportamental: Desenvolvendo competências e metacompetências. Novo Hamburgo: Sinopsys

Gauy, F. V. Tô por uma. Novo Hamburgo: RIC

Barletta, J. B, Santana, E. P. & Gauy, F. V. (prelo). Baralho para treinamento de terapeuta cognitivo-comportamental: Desenvolvendo competências e metacompetências. Novo Hamburgo: Sinopsys

Publicacoes
bottom of page