top of page
grupothv

Como criar um Caderno de Terapia

Atualizado: 22 de fev. de 2023

TCC para crianças e adolescentes

No vídeo de hoje eu preparei uma dica de material de registro de sessão para você terapeuta cognitivo-comportamental ou de outras abordagens, em formato de caderno.


O caderno ajuda o paciente a saber o que e como registrar as suas transformações ao longo do processo, além de ser algo bem didático para acompanhamento de crianças/ adolescentes e pais. O registro de cada sessão foi dividido em 4 partes: 1. resumo da sessão; 2. o que levo na mala (o que foi mais importante ou o que aprendi e como posso usar fora do consultório); 3. o que deixo no lixo (o que percebi que faço ou penso que não me ajuda); 4. Diálogos internos e perguntas que me ajudar e desafio da semana.


Material necessário: Para capa: 01 folha de 120g de papel fotográfico A4 (pode ser até ter 140g) Para o miolo do caderno: Para cada sessão, você irá precisar de 02 folhas sulfite A4 90g (tipo chamex) Montagem: Grampeador Borracha 2 prendedores de papel


Modo de fazer: Baixe o arquivo aqui no blog, e imprima a capa no papel fotográfico, e o miolo no papel sulfite 90g (é bem importante esta gramatura - o papel sulfite normal tem 75g). Com as impressões feitas faça a montagem do miolo conforme o video, e junte a capa. Dobre as folhas ao meio e depois use os prendedores para manter todas as folhas juntas para facilitar grampear. Coloque a borracha embaixo dos papeis e use o grampeador. Vire a folha para retirar a borracha e fechar o grampo, e faço o procedimento de novo. Pronto! Agora é só tirar os prendedores!!


Dica: Você pode deixar pronto ou montar ele junto com o seu paciente. Além de poder criar capas personalizadas desenhadas pelo seu paciente ou por imagens que ele gosta. Ao final do vídeo eu mostro como você pode fazer isso de forma prática, dependendo da idade da criança e da sua abordagem.


Espero que ajude e que vocês curtam o vídeo. Se gostou deste video não se esqueça de se inscrever no canal do YouTube e dar o like para o YouTube mostrar ele para mais pessoas. E lembre-se de divulgar este material para outras pessoas que possam se interessar! E aproveite que está por aqui para ver outras postagens e materiais que tem por aqui.



Gostou?

Se você ainda não me segue nas redes sociais é só clicar no link: @fabianagauy Toda semana eu posto conteúdos das minhas experiências ao longo dos anos na psicologia. Ah, se não está ainda nos grupos do Telegram pegue o link na Bio do Instagram ou aqui no site.

308 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page