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Instrumentos ASEBA

Como interpretar a análise do Software ADM do CBCL/YSR/TRF

(6 a 18 anos)


Vou comentar aqui no vídeo sobre breve explicação da análise do software de correção dos instrumentos escolares do Sistema Aseba, para 6 a 18 anos. Tais instrumentos são os mais citados na literatura internacional e nacional.


Caso não conheça estes instrumentos ou queira saber mais veja antes o vídeo que descreve os inventários e como aplicá-los, para isso o use o link: • Sistema de Avaliação...


A apuração dos dados informados pode ser feita de forma manual ou através do software ADM, que fornece perfis, a partir da comparação das informações obtidas com os informantes com uma amostra normativa, indicando o percentil em que se encontra o cliente, que pode variar em clínico, subclínico ou não-clínico. A partir de tal perfil, o profissional pode avaliar os pontos fortes do cliente a partir de cada informante, além de sugerir pontos as serem mais bem avaliados para maior compreensão dos principais contextos em que determinados comportamentos ocorrem.


O software ADM pode analisar um único instrumento ou comparar os instrumentos quando mais de um é aplicado para coletar informação de um mesmo paciente. Por exemplo, no caso de uma criança de 8 anos o profissional pode aplicar apenas na mãe o CBCL, de maneira que apenas um instrumento será analisado; ou pode solicitar para que os pais respondam separadamente o CBCL, e aplicar na escola, de maneira que três instrumentos serão analisados separadamente e que também podem ser comparados (CBCL da mãe, CBCL do pai, e TRF da escola). Na análise individual pode ser apresentada em forma de texto (Narrativa), que descreve os dados, ou por uma forma mais visual, em forma de gráfico.


No Brasil temos um representante do instrumento que distribui o material e oferece treinamento de todos os instrumentos do sistema ASEBA, que atende os pedidos pelo e-mail asebabrasil@gmail.com.


Caso queira saber mais sobre este assunto, segue abaixo algumas dicas: www.ASEBA.org

https://www.teses.usp.br/teses/dispon... Bordin, I. A., Rocha, M. M., Paula, C. S., Teixeira, M. C. T. V., Achenbach, T. M., Rescorla, L. A., & Silvares, E. F. M.. (2013). Child Behavior Checklist (CBCL),Youth Self-Report (YSR) and Teacher's Report Form(TRF): an overview of the development of the original and Brazilian versions. Cadernos De Saúde Pública, 29(Cad. Saúde Pública, 2013 29(1)). https://doi.org/10.1590/S0102-311X201... Gauy, F. V., & Guimarães, S. S.(2006). Triagem em saúde mental infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 22(Psic.: Teor. e Pesq., 2006 22(1)). https://doi.org/10.1590/S0102-3772200...

Wielewicki, Annie, Gallo, Alex Eduardo, & Grossi, Renata. (2011). Instrumentos na prática clínica: CBCL como facilitador da análise funcional e do planejamento da intervenção. Temas em Psicologia, 19(2), 513-523.


Se você quiser assistir o vídeo onde eu apresento a análise de forma prática, basta clicar no link abaixo:



Se você ainda não me segue nas redes sociais é só clicar no link: @fabianagauy Toda semana eu posto conteúdos das minhas experiências ao longo dos anos na psicologia. Ah, se não está ainda nos grupos do Telegram pegue o link na Bio do Instagram ou aqui no site.

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